Por enquanto limitado aos usuários de Android, o WhatsApp Business começou a funcionar oficialmente no mercado brasileiro e na Alemanha – desde a semana passada o serviço já estava disponível a usuários nos Estados Unidos, Itália, Indonésia, Reino Unido e México.

A versão corporativa do app, segundo seus criadores, também é gratuita e desenvolvida para atender as necessidades de uma pequena empresa, por facilitar a interação com clientes por meio de ferramentas que ajudam a automatizar, classificar e responder mensagens rapidamente.

Com ele, o usuário pode criar um perfil comercial de sua empresa, com dados como endereço físico, descrição do negócio, endereço de e-mail e website. A ferramenta “Respostas Rápidas” permite salvar mensagens enviadas com frequência para poder reutilizar; algo útil no caso das perguntas frequentemente feitas por clientes ou prospects sobre um negócio.

Também é possível criar mensagens automatizadas, para um período de ausência, informando quando os clientes serão respondidos, ou uma mensagem de saudação, apresentando a empresa. O usuário pode ter acesso, ainda, a métricas e estatísticas, como número de mensagens enviadas, entregues e lidas.

O serviço havia sido anunciado há alguns meses, quando o WhatsApp percebeu que há um tempo considerável muita gente vinha utilizando a ferramenta de comunicação para fins comerciais. A data para uma versão iOS ainda não foi divulgada. Clientes Android podem baixar o WhatsApp Business na Play Store (que já registra mais de 500 mil downloads).

Fonte: Meio & Mensagem