Os anos se passaram, novas tecnologias foram inseridas na sociedade, mas a publicidade em vídeo continua sendo uma das mais relevantes. De acordo com uma pesquisa realizada pela Video Brewery, produtora de vídeos, 90% das pessoas afirmam que ver um vídeo foi essencial para que elas decidissem comprar o produto. Isso porque, além de transmitirem mais credibilidade, eles têm o poder de, em poucos minutos, traduzir todas as funcionalidades ou serviços de um produto específico.

É claro que isso não torna os outros meios irrelevantes, pois penso nas ações publicitárias em diferentes meios como complemento uma da outra. Além disso, cada uma tem o objetivo de impactar um determinado público. Porém, não tem como ignorar que o vídeo, apesar de não ser uma tecnologia ‘nova’, tem grande relevância.

Muitas marcas também têm produzido conteúdo não só sobre seus produtos, mas também conteúdos que transmitam aos clientes sua missão e valores, características de suma importância. Isso porque o novo consumidor, o que chamamos de 4.0, agregou novas exigências a todo mercado. Segundo um e-book produzido pela NeoAssist, única plataforma omnichannel para atendimento ao cliente do mercado brasileiro, os novos atributos são: coparticipação – os clientes querem ser envolvidos nos processos; transparência – o consumidor espera estar comprando de uma empresa que fala a verdade em todos os âmbitos; e ativismo social – cada vez mais, espera que as empresas façam algo que esteja além das suas expectativas. Preconceito ou atitudes que não sejam socialmente aceitas causarão um impacto extremamente negativo para a imagem da empresa.

Outro ponto interessante quando falamos em campanhas de vídeo é que elas são feitas para serem exibidas em diferentes plataformas, independente do dispositivo utilizado, trazendo uma experiência diferenciada ao usuário e atendendo as expectativas dos mais diversos tipos de públicos.

Para os próximos anos a tendência é que isso aumente. Segundo uma pesquisa realizada pela Cisco, empresa líder mundial em TI e redes, em 2020 82% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos. Esse dado confirma a sua importância e mostra o quanto as empresas têm que investir ainda mais nesse meio para atrair seus públicos de interesse.

O que se pode concluir é que, o mais importante quando se desenvolve uma campanha é entender quem são suas personas e só aí decidir qual o melhor conteúdo e meio por onde se comunicar. Saber quem são os públicos é o ponto de partida para qualquer ação que vá realizar, seja ela por vídeo ou não. Além disso, é imprescindível sempre se atualizar para não perder as oportunidades oferecidas. A reflexão que deixo aqui é: atualize-se ou morra!

 

*Conteúdo retirado originalmente do AdNews.