Como diria o mestre Yoda: “QUE AS REDES SOCIAIS ESTEJAM COM VOCÊ!”. (Não, pera!) Claro que essa é uma paráfrase, uma brincadeira com uma célebre frase de um filme. Mas ela traz verdades. Acredito que você entenda a verdadeira força que existe nas redes sociais, elas são ferramentas excelentes para criar relacionamento com o seu público e gerar vendas. Por isso, quero saber: você tem usado suas redes sociais da forma correta? Ou melhor: você de fato usa as redes sociais para criar relacionamento e vender mais? Caso não, tenho uma má notícia: provavelmente o seu concorrente está; logo, você está perdendo dinheiro e espaço no coração do consumidor.

A princípio, você vai descobrir alguns caminhos para gerenciar as suas redes sociais de uma forma mais profissional e melhorar o seu potencial de vendas no meio digital.


(ABRINDO PARÊNTESES)

Entenda a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais.

As Redes Sociais são grupos de conexões e relacionamentos que temos com outras pessoas. Ou seja, é por onde interagimos com amigos, família e colegas de trabalho, por exemplo. Ou como a sua marca/empresa se relaciona com o cliente e prospects. Entretanto, o conceito de Mídias Sociais está ligado ao compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações. Isso pode acontecer em meios como blog, site e até mesmo o YouTube.

Em resumo, as Redes Sociais são um categoria dentro das Mídias Sociais.

 

QUANDO VOCÊ NÃO SABE PARA ONDE VAI, NEM TODO CAMINHO SERVE.

No Marketing Digital, não basta criar conteúdo, é preciso planejar.

Imagina só: investir tempo e recursos financeiros na produção de vídeos, posts ou captar imagens para postar nas suas redes sociais sem ter um objetivo claro em mente. É como rasgar dinheiro. Coisa de louco, né? Por isso, é necessário realizar um planejamento estratégico e ter uma ideia clara de como serão utilizadas as suas redes sociais. O gerenciamento das suas redes sociais está relacionado com o tipo de conteúdo que será produzido, mas também com o investimento dos seus recursos.

Com qual frequência você vai se comunicar com o seu público? Quais os assuntos de interesse? Vídeos, imagens, posts: quais os formatos do conteúdo? Como os resultados serão mensurados? Quanto dinheiro você vai investir e como será investido? O que a concorrência está fazendo? O que você pode fazer de diferente ou melhor? As respostas para essas perguntas são essenciais para que a sua comunicação seja efetiva e a sua empresa ganhe credibilidade no meio digital.

NÃO É SÓ UM ROSTINHO BONITO. TEM QUE TER CONTEÚDO.

O jeito como a sua marca produz conteúdo está relacionado com quem é o seu público. Você o conhece?

Faça as seguintes perguntas a você mesmo:
Quem é o meu público?
Quais são os hábitos dele on-line?
Em quais mídias sociais ele está presente?
Como ele utiliza essas mídias?

Primeiramente, para saber como falar e em quais mídias se comunicar com o seu público, você deve ser capaz de responder a essas perguntas. Conhecer a sua persona é essencial para planejar a sua estratégia de criação de conteúdo.

Afinal, você precisa saber quem vai receber a sua mensagem. Caso contrário, produzir conteúdo de qualidade vai se tornar uma tarefa impossível.

TIME IS MONEY! OU, EM BOM PORTUGUÊS: TEMPO É DINHEIRO.

Não adianta perder tempo criando conteúdo de qualidade sem investir em media performance.

É muito comum ver empresas com grande potencial investindo na criação de posts, vídeos e uma série de peças para as redes sociais e, mesmo assim, o resultado não vem. Você já se sentiu assim? Isso acontece porque, na publicidade on-line, o investimento em media performance é fundamental. Nesse sentido, é necessário patrocinar anúncios para alcançar mais pessoas, gerar tráfego e converter mais clientes.

Pense bem! Produzir conteúdo, postar nas redes sociais e não patrocinar é como ter um megafone nas mãos, mas estar com a bateria descarregada.

Além disso, os seus patrocínios não podem ser aleatórios. É necessário ter precisão na sua estratégia de campanha, ou seja, você precisa ter em mente qual o seu maior objetivo. Pode ser conscientização, por exemplo, quando você quer que o público saiba da existência do seu produto. Talvez a sua marca, produto ou serviço já seja relativamente conhecida. Nesse caso, você busca a consideração, o engajamento. Agora se você quer melhorar a resposta do público às suas CTAs (ou Call To Action – Chamada para Ação), você busca conversão. Afinal, não estamos falando só de vendas. Pode ser um cadastro, o download de um e-book ou apenas o compartilhamento de uma publicação.

Portanto, lembre-se de definir bem o objetivo da sua publicidade on-line. Você não precisa abraçar o mundo. Às vezes, é só falar com quem já está bem pertinho, pronto para ouvir você. Priorizar as redes sociais onde a sua marca tem boa resposta também é importante.

REDES SOCIAIS SÃO CANAIS DE VENDAS.

Ótimas para criar relacionamento. Melhores ainda para vender.

Você vai gostar de saber que as vendas nas redes sociais são mais frequentes entre os brasileiros. No Brasil, 43% dos consumidores usam esses canais para fazer compras. Além disso, quando o assunto é tempo, nós passamos, em média, 3h34 nas redes. Viu a grande oportunidade que você tem nas mãos?

Por isso, é importante que você conheça o potencial de vendas das redes sociais, as ferramentas disponíveis e como elas podem ajudar a construir uma presença forte do seu negócio na internet. Veja abaixo:

FACEBOOK

Caso você tenha um e-commerce, é possível integrá-lo com o Facebook. Dessa forma, você controla tudo de um só lugar e dá ao cliente a facilidade de comprar sem sair da rede social. Outra possibilidade é usar o Facebook Ads. Ele vai ajudar você a segmentar os seus anúncios, direcionando a publicidade para o público certo. De forma geral, você pode escolher entre foto, vídeo, carrossel (para exibir diversas imagens), apresentação multimídia, coleção ou Messenger. Além disso, a plataforma é bem intuitiva.

INSTAGRAM

Voltado para celulares, o Instagram possui forte apelo visual e uma série de formatos como stories e live. Além de mostrar os seus produtos ou serviços, você pode explorar o estilo de vida relacionado ao seu negócio. Ah! Não podemos esquecer das hashtags, que são muito úteis e facilitam que o seu produto seja encontrado pelos usuários. O Instagram também utiliza a mesma plataforma de anúncios do Facebook. Use os anúncios para complementar a sua estratégia.

WHATSAPP

O WhatsApp é uma das redes sociais mais populares entre os brasileiros. A sua versão para negócios permite interagir diretamente com os clientes por meio de chatbot, que classifica as mensagens e responde rapidamente. Você precisa usar essa ferramenta. Além disso, essa rede social é ideal para informar a seus clientes sobre promoções, sorteios, eventos e uma série de novidades. Mas lembre-se de não exagerar nas mensagens e enviar apenas o que é interessante.

MANTENHA O FOCO NO QUE É IMPORTANTE: O SEU NEGÓCIO!

Entender a importância das redes sociais para a publicidade do seu negócio é de extrema importância. Mas sabe o que é importante também? Manter o foco no que você faz de melhor, que é tocar o seu negócio.

Por isso, permita-se ser orientado por um empresa com expertise em Marketing Digital, que pode ajudar você no gerenciamento das suas redes sociais e otimizar o uso dos seus recursos.